• Lampião a Gás

Ação solidária Fica Quilombaque!


A Campanha tem o intuito de arrecadar doações para

a permanência da sede da Quilombaque


A Comunidade Cultural Quilombaque, iniciativa protagonizada por jovens, artistas educadores de Perus, e que vem desde 2005 produzindo, fomentando e difundindo arte, cultura, educação ambiental como ferramentas e possibilidades para o desenvolvimento social. Há 3 anos instalou sede próxima a Estação Ferroviária e a Praça Inácio Dias, por ser esta uma região de grande circulação e altamente degradada vem desenvolvendo, sem nenhum apoio do poder público local, ações e atividades de resignificação e revitalização do entorno como cinema, espetáculos e oficinas de música, teatro e circo; a revitalização e transformação do beco em uma enorme galeria de artes a céu aberto e a construção de um Centro de Referência em Educação Ambiental desenvolvendo oficinas e vivências para centenas de alunos e educadores da região.


Comunidade Cultural Quilombaque está ameaçada de perder seu espaço físico para a especulação imobiliária, e já foram intimados a entregar o espaço caso não ocorra a compra do terreno, porém o valor e o prazo estimado para a aquisição são incoerentes com o orçamento da comunidade.


Cientes das dificuldades de se manter um espaço cultural ativo na periferia, o Comunidade Cultural Quilombaque, ao longo desses quinze anos teve várias conquistas alcançadas, mas ainda tem muitos desafios pela frente e o maior deles agora é a permanência no seu espaço físico, que anteriormente era um lugar abandonado e altamente degradado, e que foi construído coletivamente com grande valor afetivo e transformado em um ponto de referência cultural para o bairro e à cidade de São Paulo.

Diante do exposto, eles vem a público pedir a ajuda de todos para o quilombo vivo, contrariando as estatísticas, quebrando correntes e plantando sementes, resistindo e pulsando com firmeza permanente.


_“A arte e a cultura alimentam o universo imaginário e este amplia e amplifica o repertório de linguagens empoderando o sujeito e a capacidade de transformar a si e ao seu entorno”. - Mestre José Soró


A Comunidade Cultural Quilombaque, movimento político étnico cultural regido pelos tambores, completa 15 anos de muita luta e resistência no bairro de Perus, Zona Noroeste de São Paulo. Fizeram nascer um quilombo na periferia, nesta que sempre esteve condenada a fome e a miséria, desemprego em alta, julgada como o lugar do descaso, do abandono e da violência, e o que é mais grave, os adolescentes e jovens são castrados das mais nobres funções relacionados à natureza humana – a de imaginar, de sonhar.


Nossa luta pelo desenvolvimento sustentável do bairro vem se apresentando como um pilar importante, tanto na sustentabilidade de atividades artísticas e culturais como na ressignificação do conhecimento, na qual estimula e permite com que a sociedade, em especial a juventude, protagonize e se aproprie de ferramentas de mobilização e reintegração social. A partir deste processo florescem artistas, coletivos, ações e iniciativas, jovens constroem lideranças amadurecidas sempre fomentando o nascimento e fortalecimento de outras. Precisamos da sua ajuda para seguir com esse projeto e salvar nosso quilombo vivo.


Informações:

Doações: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/fica-quilombaque


As doações também poderão ser feitas por transferência bancária:

Banco do Brasil - Agência: 6871-3 - Conta corrente: 22.186-4

Titular: Associação Comunidade Cultural Quilombaque

CNPJ: 22.232.865/0001-16

Travessa Cambaratiba, 5 - Perus- SP

quilombaque@gmail.com

(11) 93354-0754

https://www.facebook.com/FICA-QUILOMBAQUE-249452608400377

As opiniões expressas nesse site são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião de seus editores.

​© 2020 por JP Carvalho - JPGraphix para Lampião a Gás - Todos os direitos reservados.

Endereço para correspondência: Rua Sebastião Gonçalves, 41 - Imirim - São Paulo - SP - CEP: 02466-123