• Lampião a Gás

Ainda... Uma Vida em um Meio - Livro

Assim, toda vez que eu me deparo com uma biografia eu me sinto animado, gosto de ler sobre a história de vida das pessoas, famosas ou não, creio que isso nos ajuda a entender a nossa própria história, entender o valor do nosso caminho, como neste momento em que me vejo sentado no computador na tentativa de pôr em palavras a história de vida de outra pessoa.


Neste caso, de um amigo, que passou a integrar essa minha caminhada através dos nossos gostos em comum na música, uma conversa aqui e ali em redes sociais muito mais no intuito de apresentarmos os nossos trabalhos musicais.


Quando eu soube do lançamento dessa sua biografia, entrei em contato imediatamente dizendo a ele que gostaria de ler e se possível, resenhar para o Lampião a Gás!


Pois bem, recebido o livro, registrados todos os agradecimentos, me coloquei a ler e surpreendentemente, logo nas primeiras páginas, me dei conta, e cheguei a comentar isso com o Charlie, de que aquela história, poderia muito bem ser a minha, já que familiar, social e monetariamente, vivíamos situações muito parecidas, e uma vez que a diferença de idade entre nós não é tão significativa assim, vivíamos uma realidade cultural muito parecida também.


Neste livro Charlie reconta a sua linha do tempo, desde a pré-adolescência, quando o Rock invadiu sem aviso prévio a sua vida e lá permanece até hoje. Tornando-o o que é hoje, um batalhador e representante de um nicho muito específico, bem como referência do estilo que se propôs a levar adiante em sua carreira, mesmo com a falta de entendimento de amigos, familiares e de uma sociedade ensinada a julgar sem ao menos ter o mínimo conhecimento da causa. E isso, meus amigos, se repete até hoje em diversas vidas espalhadas pelo mundo, principalmente em localidades onde se pregam as tradições retrogradas e escravagistas como meio de manipular e controlar a juventude e sua rebeldia natural, pelas quais ele aprendeu a nutrir uma repulsa explicita.


É interessante notar que ao longo da narrativa fui sendo cada vez mais puxado para dentro da história, a linguagem simples, direta e dinâmica torna a leitura agradável. Neste livro até as informações geográficas, que costumam ser um porre em biografias, tem sua colocação muito atrelada ao que é contado e acaba sendo um bom caminho para imaginarmos o cenário.


Certamente a viagem é garantida para quem viveu o Boom do Heavy Metal no Brasil no começo da década de 80, tanto para quem veio depois e tem interesse em entender a cena como um todo e para quem se interessa início de todo esse "movimento" pelo país e tem outras publicações como base, vai perceber aqui que a dinâmica e paixão pela música pesada neste país, aconteceu de forma concomitante por todo o território e, guardadas as devidas proporções, com as mesmas dificuldades e esforços de quem só queria ser livre para se expressar, ser o que bem quisesse e ter o direito de ouvir a música que aprendeu a gostar.


Então é praticamente impossível para mim, desvincular a história do autor da minha própria e não me sentir inserido num contexto muito parecido com esse que encontramos aqui. Um livro verdadeiro em sua essência, que relata a vida de um dos caras mais atuantes e, porque não dizer, importantes para todo o universo do Heavy Metal deste País.


Recomendo este livro não apenas para quem é ligado ao cenário da música pesada, mas por todos que gostam de boa história, contada de forma direta e de leitura fácil.


Serviço:

Título: Ainda... Uma Vida em um Meio

Autor: Charlie Curcio

Editora: independente

Lançamento: 2020 (1° edição)

Número de páginas: 250


Contatos:

https://www.facebook.com/charlie.curcio.5

https://miltrekos.loja2.com.br/


Por: JP Carvalho

As opiniões expressas nesse site são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião de seus editores.

​© 2020 por JP Carvalho - JPGraphix para Lampião a Gás - Todos os direitos reservados.

Endereço para correspondência: Rua Sebastião Gonçalves, 41 - Imirim - São Paulo - SP - CEP: 02466-123