• Lampião a Gás

Renato Menez, a força da Stay Rock Brazil


Por: JP Carvalho


Começamos aqui com a Web Rádio que eu particularmente acompanho desde muito tempo, a Stay Rock Brazil, criada e liderada pelo empresário Renato Menez que entre outras atividades, acha tempo para organizar e levar adiante uma programação essencialmente roqueira, que vão dos clássicos absolutos do estilo, passando pelos nomes emergentes e por que não dizer, por aqueles que estão surgindo agora. Aqui podemos afirmar que o Rock e suas ramificações encontram guarida nesta casa que nasceu e vive para o Rock´n Roll. Com a palavra o senhor Renato Menez


Lampião a Gás: O ano é 2009 o que te levou a fundar a Rádio Web Stay Rock Brazil?

Renato Mezes: Olá amigos do Lampião a Gás! Na verdade, eu tinha um blog de música, a Stay Rock que foi fundada em uma segunda-feira, 30 de abril de 2007. O blog tinha o objetivo no início, de compartilhar o que eu possuía de LP´s, que já naquele ano, estava altamente decadente, tudo então se tornando muito mais em mp3. Com o tempo, percebi que podia divulgar bandas de nosso cenário musical, pois fui recebendo muitos materiais para divulgação. Como sempre fui apaixonado por rádio, tive a ideia em outubro 2008 de montar uma rádio on-line para promover isso! Assim nasceu a Rádio Web Stay Rock Brazil!

O interessante desta história, é que em 2008, quase não tinha rádios na internet, muitas eram de fora do País, pouquíssimas aqui no Brasil, mas era uma coisa nova, uma tendência que cresceu muito depois!


LAG: o segmento de web rádios cresceu muito nos últimos anos, além de se diversificarem, algumas buscam se reinventar e caem no esquecimento, a Stay Rock Brazil mantém seu formato desde o princípio, a que devemos isso?

Renato: A ideia de ter uma rádio on-line, foi de ser rádio como é feito em FM. A diferença e facilidade que encontramos em uma rádio web, é que podemos ter colaboradores de toda a parte do Brasil e do mundo com um investimento muito inferior. Sou empresário em outras áreas, então quando montei a Rádio Web Stay Rock Brazil, sempre tive o sentimento de leva-la com uma empresa, com muito profissionalismo, até para ter captação de recursos e patrocínios.

A persistência também conta, nada se produz com pouco sacrifícios, ainda mais quando se tem uma rádio focada em Rock, uma vertente que não é popular, porém com milhões de legiões de fãs. Um outro ponto, porém, quando você acredita em um projeto, sabe onde você poderá chegar com suas lutas e conquistas.


LAG: Uma web rádio não tem a obrigatoriedade de licenças e concessões governamentais para funcionar, pela teoria qualquer um pode ter uma no ar, na sua forma de ver isso favorece ou prejudica o segmento?

Renato: Bom, no meu entendimento atrapalha quando não se faz de uma forma profissional, totalmente amadora, mas com o surgimento de web rádios que crescem no Brasil, haja vista o serviço de streaming ter dobrado desde 2011, conforme pesquisa da Ericsson. Nessa realidade, alguns temas surgem para discussão e esclarecimento, como é o caso dos direitos autorais dos artistas cujas músicas tocam em web rádios.

Embora as rádios da internet sejam diferentes dos demais serviços de telecomunicações, devido ao seu caráter de serviço de valor adicionado, e independente de autorização do poder público, o conteúdo das transmissões possui critérios de utilização previstos em lei.

Art. 5º. Para os efeitos desta Lei, considera-se:

II – Transmissão ou emissão – a difusão de sons ou de sons e imagens, por meio de ondas radioelétricas; sinais de satélite; fio, cabo ou outro condutor; meios óticos ou qualquer outro processo eletromagnético;

Art. 29. Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades, tais como:

X – Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.

Uma discussão que cabe nesta questão é sobre o ECAD, já que se cobra valores fora da realidade de uma emissora de web, mesmo porque não acho justo cobrar de uma rádio web quando não se tem fins lucrativos, a saída que coloco para as bandas ganharem com isso, são os festivais que estas rádios podem promover para divulgação do trabalho e seu devido cache.


LAG: A Stay Rock Brasil sempre foi aliada das bandas e músicos autorais, cedendo espaço, divulgação e em várias oportunidades, convidando-as para apresentações em eventos da rádio, esta é a ideia desde o começo ou a atuação nesse nicho surgiu das oportunidades?

Renato: Na verdade isso foi acontecendo com o tempo. Sempre nos aniversários da rádio, comemorávamos com alguma festa, sempre chamando uma banda para tocar em algum bar em São Paulo, fizemos uma parceria muito forte com o Bar Santa Sede na Zona Norte de São Paulo, sempre destinando a bilheteria para as bandas quando era possível. A coisa do festival vingou quando fizemos 6 anos de rádio no qual tivemos o privilégio de realizar no Teatro Mars, onde já foram gravados vários artistas consagrados e pudemos ter uma linda festa homenageando inclusive ícones da cena como o Harppia e o Centúrias!!!

A honra também veio depois, pois já tivemos oportunidades de realizarmos festivais com várias bandas consagradas, como Dr. Sin, Casa das Maquinas, Salário Mínimo, Supla e outras tão importantes da cena com Baranga, Trezzy, Ajna, Brazilian Blues Band, Tublues... Enfim não dá para citar todas, porque foram ótimas as participações! Somos realmente muito honrados!!!


LAG: Nessa realidade on-line, a dimensão alcançada pelas redes sociais acabou se tornando uma ferramenta obrigatória na divulgação da rádio? Quais seriam os prós e os contras disso?

Renato: Hoje as mídias sociais estão para ajudar a promover e divulgar a sua marca.

O grande diferencial das redes sociais para o marketing digital é a facilidade e a eficiência da comunicação direta entre marca e consumidor. Além disso, as redes sociais são extremamente eficientes para que as empresas consigam consolidar sua comunicação corporativa, deixando claras suas marcas e valores.

O contra na minha opinião, é que uma rádio não se deve de maneira nenhuma, como empresa empregar atos de política a favor ou contra, ela deve se manter neutra e se focar no entretenimento no qual se propõe. Rádio é um meio ou recurso utilizado para propiciar diversão e comunicação. Pelo menos na nossa proposta.


LAG: Você é o responsável por organizar a programação da rádio, locutor, além de outras atividades. Qual é o segredo para manter tudo alinhado no dia a dia?

Renato: Cara, vou dizer que meu tempo é corrido, eu trabalho na minha empresa durante a semana, fico monitorando a grade, quando chego a noite, vou para o estúdio, acompanho os programas diários de segunda a sexta-feira, organizo a grade, eu também tenho uma ajuda muito grande do Rogerio Utrila que, também é responsável pela programação. Dividimos as tarefas e alguns colaboradores fazem a transmissão ao vivo.

LAG: Ao longo desses anos qual foi o momento mais gratificante para você?

Renato: Ahh, já tive muitos momentos gratificantes, o programa Live on The Rocks por exemplo, que é um programa de Pocket Show + entrevistas, já me proporcionou muita coisa bacana!!

Entrevistamos ao longo destes 5, 6 anos de programa, quase todas as grandes bandas da cena, fiquei muito honrado por ser uma rádio web, ter esta consideração de muitos, já entrevistamos as bandas: Golpe de Estado, Casa das Maquinas, Patrulha do Espaço, Carro Bomba, 365, Stormsons, Kim Kell e os Curandeiros, Caio Durazzo ... nossa, muitas bandas tivemos o privilégio de entrevistar nestes anos! Um momento muito especial, foi também, a volta do Dr. Sin, depois de um tempo parados, o primeiro show da volta aos palcos foi no nosso aniversario de 10 anos!! Foi muito especial!!



LAG: Muito obrigado pelo bate papo, agora o espaço é seu para suas considerações finas e deixar uma mensagem aos nossos leitores...

Renato: Eu agradeço muito a honra de participar desta entrevista, foi muito bacana esclarecer e contar um pouco mais da história da Rádio Web Stay Rock Brazil! Não posso deixar de agradecer também a toda a equipe da Stay Rock e seus colaboradores, eu sempre digo que não construímos nada sozinhos!!!

Parabéns pelo belo projeto!!! Vida longa ao Lampião a Gás!!! Abraços!!!


Serviço:

www.stayrockbrazil.com.br

www.facebook.com/stayrockbrazil



Nas Ondas do Novo Rádio é uma série de entrevistas e reportagens que trará a luz, informações sobre esse formato que vem crescendo de forma exponencial, senão em número, em qualidade e diversidade.

As opiniões expressas nesse site são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião de seus editores.

​© 2020 por JP Carvalho - JPGraphix para Lampião a Gás - Todos os direitos reservados.

Endereço para correspondência: Rua Sebastião Gonçalves, 41 - Imirim - São Paulo - SP - CEP: 02466-123